viernes, 10 de agosto de 2012

Desiderata: use filtro solar

Para continuar com o assunto dos discursos inspirativos, escolho outro muito famoso mas não tão conhecido. Como é isto? Pois é, o discurso é famoso, mas a história dele não tanto. Então aproveito para traduzir o discurso (ou os discursos, como vocês verão) e contar um pouco sua interessante história.

De fato, o discurso originou-se como uma coluna de opinião que a jornalista Mary Theresa Schmich publicou no Chicago Tribune no 1ro de junho de 1997 e por engano foi atribuída a um discurso de cerimônia de formatura dito por Kurt Vonnegut. É possível, pela similitude do assunto e do tom, que esteja baseado no poema Desiderata de 1927 do escritor Max Ehrmann, que foi mantido inédito durante toda sua vida e foi publicado só depois de ter sido encontrado no leito de morte de Adlai Stevenson em 1965, conseguindo fama a partir de umas gravações de começos dos anos 1970.

Comecemos pelo mais velho. Esta é a tradução de Desiderata:

Ande placidamente entre o ruído e a pressa, e lembre-se da paz que pode ter no silêncio. No possível sem se render fique em bons términos com todas as pessoas. Fale a sua verdade com calma e claramente; e escute aos outros, ainda os chatos e os ignorantes também têm sua história.

Evite as pessoas barulhentas e agressivas, são irritantes ao espírito. Se você se compara com outros, pode se tornar vaidoso ou amargo; pois sempre terá pessoas maiores e menores a você.

Curta suas conquistas tanto como seus planos. Fique interessado em sua própria carreira, embora simples; é uma possessão real na mudança fortuita do tempo.

Exercite a cautela em seus negócios comerciais; já que o mundo está cheio de trapaças. Mais não deixe que isso ofusque você da virtude que tem; muitas pessoas lutam por ideais altos; e em todos lados a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Especialmente, não finja afeição. Também não seja cínico com o amor; pois na frente de toda aridez e desencanto é tão perene como a grama.

Aceite bondosamente o conselho dos anos, ceda com dignidade às coisas da juventude. Alimente a força do espírito para ser proteção no repentino azar. Porem não se angustie com imaginações escuras. Muitos temores nascem da fatiga e a solidão.

Além da disciplina saudável, seja gentil com você mesmo. Você é uma criança do universo, não menos que as árvores e as estrelas; você tem o direito de estar aqui.

Embora para você seja claro ou não, sem dúvida o universo se desenrola como deve. Portanto, esteja em paz com Deus, como seja que você o conceba, e sejam qualquer os trabalhos e aspirações, na barulhenta confusão da vida mantenha a paz em sua alma. Além de toda sua farsa e tédio e sonhos partidos, ainda é um mundo bonito.
Seja alegre.
Batalhe por ser feliz.


Mas voltemos para "Use filtro Solar" e sua lenda urbana que o confundiu com um discurso. O nome original da matéria foi: "Conselhos, assim como juventude, provavelmente sejam desperdiçados pelos jovens" (Advice, like youth, probably just wasted on the young) porque Mary Schmich a pensou como os conselhos que ela diria para os estudantes no discurso de formatura. Pela internet, a cadeias de correios eletrônicos a espalharam como um discurso de formatura do MIT atribuído ao Kurt Vonnegut e, embora as explicações e provas oferecidas pela autora, já para 1999 tinha virado lenda urbana.
Além de toda esta controvérsia, no mesmo ano 1999 o diretor australiano Baz Luhrmann produziu um álbum chamado "Something for Everybody" (Algo para todos) com novas versões de músicas usadas em seus filmes, e usou uma versão remixe da música de Rozalla "Everybody's Free (To Feel Good)"/"Todos somos livres (para nos sentir bem)" de 1991 como base musical para a letra daquela matéria.
A partir desse momento surgiram milhares de versões desta música, que foi usada como parte da trilha sonora de William Shakespeare's Romeo + Juliet de 2007 e até a agência de publicidade brasileira DM9DDB usou a música para uma publicidade. A narração foi traduzida a várias línguas e virou um sucesso absoluto no mundo tudo.

Esta é a tradução da matéria original feita pelo Pedro Bial em 2003 e exibida no programa Fantástico da TV Globo:

Senhoras e senhores da turma de 1997:
Usem filtro solar.

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria o filtro solar. Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência, já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante. Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.

Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude. Ou, então, esquece. Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado. Mas pode crer que daqui a vinte anos você vai evocar as suas fotos, e perceber de um jeito que você nem desconfia hoje em dia, quantas, tantas alternativas se escancaravam a sua frente. E como você realmente estava com tudo em cima, Você não está gordo ou gorda.

Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra. As encrencas de verdade em sua vida tendem a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de uma terça-feira modorrenta.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.

Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros. Não ature gente de coração leviano.

Use fio dental.

Não perca tempo com inveja. Às vezes se está por cima, às vezes por baixo. A peleja é longa e, no fim, é só você contra você mesmo.

Não esqueça os elogios que receber. Esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine.

Guarde as antigas cartas de amor. Jogue fora os extratos bancários velhos.

Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio. Seja cuidadoso com os joelhos. Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante. Faça o que fizer não se auto congratule demais, nem seja severo demais com você, as suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo, é assim para todo mundo.

Desfrute de seu corpo use-o de toda maneira que puder, mesmo. Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele. É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.

Dance, mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.

Leia as instruções mesmo que não vá segui-las depois.

Não leia revistas de beleza, elas só vão fazer você se achar feio

Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez. Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.

Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons. Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que você conheceu quando jovem.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer. More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer. Viaje.

Aceite certas verdades inescapáveis: Os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você também vai envelhecer. E quando isso acontecer você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes, e as crianças respeitavam os mais velhos.

Respeite os mais velhos.

E não espere que ninguém segure a sua barra. Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada. Talvez você case com um bom partido, mas não esqueça que um dos dois de repente pode acabar.

Não mexa demais nos cabelos se não quando você chegar aos 40 vai aparentar 85.

Cuidado com os conselhos que comprar, mas seja paciente com aqueles que os oferecem. Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.

Mas no filtro solar, acredite.
Publicar un comentario en la entrada
 
Website Traffic Statisticsmortgage lenders